sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Mais de sócio-política






Tinha falado em uma postagem anterior sobre o Presidente daqui,Jagdeo. Eu estava num cocktail ( ainda quando da comemoração da indepêndencia da Índia, só que pela noite) e quem me apaerece por lá? O próprio... Ele é parte indiano.(Foto 01)
Ouvi seu discurso, e fiquei mais ou menos convencido de que ele tem algo a dizer, apesar dos pesares...
Outra figura que eu já tinha visto, 'en passant,'foi o embaixador da Venezuela ( viva a Chavez!!rs)que também estava na festa. Como ele estava sozinho e eu não conhecia ninguém direito por lá, ficamos conversando um bom tempo...
E até agora ainda não sei o que pensar da política daqui...Aguardemos nova conjuntura...

4 comentários:

  1. Hello Epiphanio... Nice publication of Guyana for the short time you are there. Thats one thing Guyana offeres any one,the opportuniy to meet important people, for example the president, and other dignitaries...
    keep up the good work there my friend and hope you continue to have a good experience.
    Medino

    ResponderExcluir
  2. Cultura da Guiana reflete a influência do Africano, indiana, francesa, ameríndia, chinês, inglês, holandês, Português, Caribe e cultura americana.

    A Guiana é um dos poucos territórios do continente que é considerada uma parte da região do Caribe. As pessoas compartilham os mesmos interesses da Guiana com as ilhas das Antilhas, tais como alimentação, eventos festivos, música, esportes, etc

    Medino Abraham sj.
    www.radiogy.com

    ResponderExcluir
  3. O presidente da Guiana Bharat Jagdeo, de 43 anos, um economista educado na Rússia, é um político pragmático que crê na livre empresa e nos investimentos estrangeiros, apesar da origem nacionalista e marxista de seu partido.
    Medino

    ResponderExcluir
  4. A Guiana se rege pela constituição promulgada em 1980. Sendo uma república independente dentro do Commonwealth, a diferença da autonomia, as repúblicas independentes da Comunidade Britânica de Nações não têm como chefe de Estado o monarca inglês.

    Poderes do Estado:

    Poder Executivo: O chefe do Estado e do executivo é um presidente eleito por um periodo de cinco anos pela Assembléia Nacional. O presidente elege o governo, que é encabeçado por um primeiro-ministro e 8 secretários ministeriais.
    Poder Legislativo: é um sistema unicameral. Formada por 12 membros não-eleitos e 53 eleitos para um periodo de cinco anos por un sistema de representação proporcional.
    Poder Judiciário: o organismo máximo é a Corte Suprema de Justicia, dividida em Tribunal de Apelación e no Tribunal Supremo.
    Governo Local: Guiana está dividida em, dez regiões: Barima-Waini, Cuyuni-Mazaruni, Demerara-Mahaica, East Berbice-Corentyne, Essequibo Islands-West Demerara, Mahaica-Berbice, Pomeroon-Supenaam, Potaro-Siparuni, Upper Demerara-Berbice, Upper Takutu-Upper Essequibo; cada uma delas governada por uma prefeitura.

    ResponderExcluir