sexta-feira, 18 de setembro de 2009

REFLEXÃO A PARTIR DA AULA COM AS PROFESSORAS ANDREA E SUELY


Tivemos mais um encontro marcante na última terça feira (15/09/09), desta vez com as ilustres visitantes, professora Andrea e professora Suely. Pessoas de sensibilidades marcante, ambas nos mostraram a relevância das imagens na integração em que o todo se relaciona com as partes, ou seja, ser humano e imagem.
Acredito numa educação capaz. Educar é uma tarefa difícil e insegura. Características que ao mesmo tempo intimida e aguça a coragem de desafiar. O profissional que assume essa responsabilidade está indo além do que imagina, trata de um compromisso político com a educação. Paralelo a isso, romper com modelos de educação estereotipados e inadequados.
O compromisso estar em acreditar no ser humano, despertar potencialidades e oportunizar o ensino-aprendizagem. Esta foi a minha reflexão na terça feira passada a leitura vai além das palavras, pude perceber que aprender a ler o mundo é despertar autonomia, ajudando a consciência reagir diante dos estímulos e tornando seu mundo mais habitável.
“A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não pode prescindir da continuidade da leitura daquele (A palavra que eu digo sai do mundo que estou lendo, mas a palavra que sai do mundo que eu estou lendo vai além dele). (...) Se for capaz de escrever minha palavra estarei, de certa forma transformando o mundo. O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relação que eu tenho com esse mundo”.
(Paulo Freire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário