quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O enigma de Kaspar Hauser


Aqui no Brasil assistimos Kaspar Hauser. Muito interessante o filme e mais ainda como os Dialogantes trazem as suas impressões sobre a obra. Como cada olhar trás um pouco de cada um. Podemos conhecer um pouco as pessoas pela forma como interpretam as imagens. Desnudam-se e mostram como concebem o mundo, suas cores e seus sabores. O enigma permanece e a Esfinge espreita... doida para nos devorar!!!

5 comentários:

  1. O que mais me chamou a atenção, foi a questão da polemica que existe em torno do saber e do aprender, que até hoje é discutida por teóricos.Quando diz que o conhecimento não é algo inato do indivíduo, e sim adiquirido na sociedade em que vive, como andar e falar por ex.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. "O enigma de Kaspar Hauser" é uma produção fílmica sugestiva de imagens e imagens. Dentre elas, a que mais fica é a incompreensão de todos no tangente ao "estranho personagem" como é externado pelo personagem-tabelião no final do filme. Essa incompreensão nos induz a links e hiperlinks e, um deles, é o comparativo que podemos fazer com os processos de ensino/aprendizagem no sistema educacional brasileiro e, quiçá, de outros países.
    Toda a educação moldadora aplicada a Kaspar, infelizmente, ainda faz parte de certas práticas docentes. Assim, como o pobre Kaspar, muitos continuam sendo "educados" pela pedagogia da insensibilidade.

    ResponderExcluir
  4. Oi Oi !
    A princípio meu comentário ainda não é sobre o filme. Venho implorar um convite, rsrsr. Meu nome é Emanuela Azevêdo e estou fazendo o curso em Diálogos em Imagens... A professora Cecília Paula pegou os nomes das pessoas que ainda não haviam sido feito nenhum contato pelo blog.
    Já que "Maomé não vai a montanha"...rsrsrs

    E_MAIL emanuelaazevedo@hotmail.com

    Desde já agradeço

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  5. Brother Epifânio, gostaria de ser colaborador no blog para postar o meu imaginário no tangente às imagens que estou construindo a partir do curso de extensão em Diálogos em Imagens.
    Não sei o que aconteceu, pois, ainda, não recebi o convite para o blog, haja vista que colocamos nossos nomes numa lista que seria enviada à tua pessoa.
    Ah! Estou gostando deveras do curso. Os diálogos com as professoras Cecília e Cristine estão sendo bastante proveitosos. Além disso, na última terça, tivemos a oportunidade de dialogar com o querido professor Miguel.
    Abraços direto de Salvador-Bahia-Brasil.

    ResponderExcluir